Se você tem um lugar seu, ótimo, caso contrário, cairá nas mãos ardilosas de um senhorio, que estará sempre a espreita para ver se o seu negócio vai bem, porque assim, ele poderá aumentar o aluguel. Brincadeira é claro! Mas isso também acontece. É o fim da picada !
E também não se esqueça, que não é só alugar o imóvel e entrar, ok?
Antes de alugar a sede de sua futura empresa, você precisa verificar alguns detalhes para só depois disso, bater o martelo e assinar o contrato de locação.
Vejamos:
– A área onde fica esse imóvel, está autorizada para o funcionamento do seu ramo de atividade?
– Será que o proprietário do imóvel não deu propina para o fiscal da prefeitura, para poder tirar o habite-se e aí você irá descobrir que a construção precisava de hidrantes justamente após a sua locação, podendo ter assim seu alvará de funcionamento negado, com toda sua empresa já instalada no novo endereço?
– E mais: Lembre-se de fazer um seguro contra roubo, colocação de alarme, grades para as janelas, extintores, aprovação do corpo de bombeiros, aprovação da prefeitura, e por aí vai… Esses detalhes certamente você poderá se informar com seu contador.
Outro ponto que jamais deverá ser esquecido, é a finalidade de seu negócio em relação ao lugar que irá escolher para ele.
Por incrível que possa parecer, as pessoas cometem erros grotescos quando chegam nesse ponto do planejamento e acabam desprezando esse aspecto e cometendo erros que, na maioria das vezes, as levam a falência.
Vejamos:
Suponhamos que seu negócio seja uma distribuidora de bebidas e irá atender bares e restaurantes de sua cidade.
Do que irá precisar? De um escritório e de um bom depósito para seus produtos, pois geralmente as caixas de bebidas ocupam um bom espaço.
Agora…
Se o seu negócio for uma loja que irá trabalhar no varejo, você precisa ter em sua mente apenas uma coisa:
Varejo é igual a gente passando em sua porta o tempo todo.
Você precisa de movimento em sua porta e tem que atrair esse movimento para dentro de seu negócio, pois caso contrário, seu faturamento não acontecerá.
E também é importante verificar se o público que passará em sua porta, tem o perfil de seu produto.
Você não vai querer abrir uma loja de roupas, numa rua cheia de gente por conta de uma feira livre. Elas estão ali para comprar legumes e frutas. Roupas geralmente elas procuram num Shopping ou similares.
Esses pequenos detalhes precisam ser verificados antes de sua mudança para o local.
Os detalhes são pequenos, mas as dores de cabeça que podem ser evitadas são enormes.