Meu querido amigo… caso seu produto não seja comparado no mínimo à invenção da lâmpada, infelizmente devo-lhe avisar, que não existe só você no mundo fazendo isso.
Portanto, prepare-se para a pancadaria.
Pegue seu curso de administração da GV e jogue no lixo ( Não faça isso. É apenas uma brincadeira), porque agora quem manda é o mercado.
Faça o melhor mark up do universo, mas no final, quem manda é o mercado.
Tenha o produto mais belo, mas esqueça, é o mercado quem deve achar isso e não você.
Enfim, você está submetido ao mercado.
E com ele, os impostos, os importados – que o governo vai morrer afirmando que não atrapalham e que são importantes para globalização – e seus preços absurdos, a concorrência que muitas vezes trabalha com insumos roubados, os comerciantes que não pensam duas vezes em trabalhar com CNPJs de empresas fantasmas para não pagar impostos e por aí vai.
Essa é a realidade do mercado. Um verdadeiro tanque de tubarões.
Você estará no meio desse turbilhão, com sua malinha e seus produtos, tremendo de medo só de olhar para cara do comprador que está louquinho para lhe falar:
“Sinto muito, mas devo lhe dizer, que seu preço está o triplo do valor de seu concorrente”.
Ele só não te fala, que seu concorrente é uma empresa chinesa que não tem um único empregado no Brasil e ainda consegue aqueles preços, porque tem um mundo de trabalhadores que trocam 16 horas diárias de trabalho, durante um mês de 26 dias trabalhados, por um salário de 100 dólares. Dorme com esse barulho.
E o comprador faz isso sorrindo, pouco se importando se você vai perder toda a sua programação para uma empresa que nem brasileira é.
Essa é a mais dura realidade comercial brasileira; A dos importados e a não tão incomum deslealdade de seus possíveis concorrentes.
Que, se já não bastasse os preços absurdamente baixos praticados, ainda temos que conviver com o fato de entrar diariamente no Brasil, cargas e mais cargas importadas, que nem passar pela alfândega passam. Faz de conta que ninguém viu, sabe como é…
Portanto, além de definir seu produto, trate de definir também quem irá usá-lo ou se beneficiar dele, no caso de o seu produto ser um serviço.
Conheça seu público profundamente, pesquise seus costumes, seus valores, suas preferências. Ache nisso tudo, o diferencial que fará com que o seu produto seja escolhido no meio de tantas ofertas.
Esse é o segredo!!! Essa é a sacada de se sobressair!!!
Não dê um passo antes disso.
As estratégias são para o produto, o que as asas são para um pássaro; Elas nascem junto com ele.
Sucesso Sempre!!!